Clique nos ícones/links da coluna à direita, para ver + MÍDIA SERGIPANA.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Ivan Valença começa a escrever no Alô News

11/06/2018 - Ivan Valença começa a escrever a partir desta segunda (11/06/18) no Alô News

Jornalista agora faz parte do Portal Alô News

O mais importante jornalista e comentarista político da imprensa sergipana, Ivan Valença, faz agora parte do time do Portal Alô News.

Ivan começa a partir desta segunda a escrever para o site, na Coluna Ponto de Vista, onde fará as melhores análises do ambiente político em Sergipe e no Brasil.

O Alô News dá as boas vindas à Ivan e tem a certeza de que esta parceria será de enorme sucesso e que quem mais vai ganhar com ela é o nosso leitor, sempre interessado em ter acesso a análises aprofundadas e inteligentes a respeito de temas políticos.

Redação Alô News.

*****************************************************


Publicado originalmente no site Alô News, em 11/06/2018

É assim que a coisa anda

Por Ivan Valença - Ponto de Vista

Antes de fazer uma apresentação minha, para que os internautas tenham ideia com quem está tratando – sou Ivan Valença, jornalista desde 1958 quando tinha apenas 14 anos de idade - , deixe-me explicar uma coisa: eu sou homem de jornal. Toda minha vida, a partir dos 14 anos de idade, eu passei numa redação de jornal, até mais ou menos um ano e meio atrás quando fui sumariamente despedido do jornal que eu mesmo criei, onde escrevia o editorial, fazia uma coluna semanal e tratava, com enorme carinho, uma página semanal sobre cinema.

Não que internet seja alguma novidade para mim. O que eu gosto na internet é a velocidade como a informação chega ao seu destino. O jornal leva praticamente 24h para se comunicar com seus leitores. A internet demora, quando muito, o tempo de escrever esse artigo e enviá-lo para os amigos da central que se encarregam de pô-lo no ar.

No jornal o ritmo burocrático para fazer um texto chegar ao leitor é mais, muito mais, complicado. Vejam só: com o assunto na memória você escreve uma ou duas laudas (o diagramador é quem determina o tamanho do escrito) e passa o texto para a revisão. Antigamente, tinha que passar o texto para a composição, antes de submetê-lo a uma revisão de texto. Uma vez composto – isto é, pronto para nova revisão – o texto seguia para a diagramação e daí para a paginação. Arrumado na página, seguia para as “oficinas”, isto é, o local onde seria montado conforme a diagramação. Neste momento acrescentavam-se os títulos e as ilustrações. Findo o que, ao lado de outras tantas páginas prontas, ia para a impressão. Quando comecei a trabalhar em jornal, imprimia-se de duas em duas páginas. Hoje, mais das vezes imprime-se o caderno completo de 16 páginas, todas de uma só vez.

A chegada da internet facilitou tudo isso. O que estou escrevendo agora vira um texto pronto, revisado e imediatamente paginado. Ou seja, reduz-se tempo na comunicação com o possível leitor. Agora é torcer para que o texto agregue muitos leitores. Só assim terei condições de dentro em breve pedir um reajuste de salário.

Texto e imagem reproduzidos do site: alonews.com.br/colunista

Nenhum comentário:

Postar um comentário