Clique nos ícones/links da coluna à direita, para ver + MÍDIA SERGIPANA.

domingo, 14 de junho de 2020

Opinião - Por dentro da SWI > Jornalismo que desperta o desejo do leitor


Publicado originalmente no site [swissinfo], em 08 de junho de 2020

Opinião - Por dentro da SWI > Jornalismo que desperta o desejo do leitor

Por Larissa M. Bieler

Nosso novo site marca um começo para a SWI swissinfo.ch, a unidade internacional da Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão (SRG SSR), que trabalha em dez idiomas.

Um novo começo, pois finalmente podemos mostrar a vocês, caros leitores, que temos trabalhado duro nos bastidores nesses últimos dois anos, em busca de mais profundidade, posicionamento, sustentabilidade e curiosidade em relação às questões específicas e temas que movimentam o mundo.

"Vocês podem se alegrar em ter acesso a questões de profundidade"

O produto central dessa nova estratégia é o chamado "foco".

Queremos não apenas informá-los sobre os atuais acontecimentos na Suíça, mas também sobre cerca de 60 questões centrais da sociedade, dentre elas terceira idade, educação e saúde.

Se é a primeira vez que você se depara com esses temas, pode contar com um acesso claro às questões mais desafiadoras. Se você já está familiarizado com eles, encontrará nas nossas páginas informações e perspectivas mais aprofundadas de forma rápida e clara.

Os focos não são fluxos automatizados de artigos ou coleções de temas organizados de forma aleatória. Neles agrupamos respostas, classificamos aspectos importantes dos temas e os complementamos com o melhor conteúdo retirado dos nossos arquivos, formados ao longo de quase um século de existência. Mas através deles também promovemos o debate com vocês e investigamos juntos os diferentes temas.

Unidade visual, diversidade de conteúdos e de linguagem

Queremos ser reconhecidos internacionalmente como um coletivo jornalístico de vozes suíças.

Juntos com o designer gráfico Emanuel Tschumi, decidimos por um redesign do site que não só permitisse um forte valor de reconhecimento das páginas em dez idiomas, mas também que nos posiciona e reforça nossos valores mais tangíveis: intemporalidade, qualidade, objetividade e, obviamente, no centro da reformatação estética, nosso caráter suíço (Swissness).

A fonte tipográfica tem um papel fundamental como elemento visual. Por isso que ela agora é esteticamente uniforme para todos os 10 idiomas. Uma referência de design é o "Estilo Tipográfico Internacional", também conhecido como "Swiss Style". Essa fonte foi inventada nos anos 1920 na Rússia, Holanda e Alemanha, mas desenvolvida na Suíça a partir dos anos 1950, tendo se popularizado internacionalmente.

A propósito, as páginas "focos" foram visualmente decoradas por ilustradores suíços de renome. 

São, portanto, também uma galeria da arte suíça de ilustração.

Vozes suíças - como elas de fato são, sem adulterações e ornamentos - no pulso do mundo

A Suíça sempre foi um país que assumiu o significativo papel de exercer os "bons ofícios" ao abrigar organizações internacionais e servir de palco para discussões internacionais graças à sua diplomacia e relações econômicas e culturais com países estrangeiros. Embora ambivalente, um de seus pontos fortes é exatamente o intercâmbio global.

Trabalhamos precisamente nestas questões que atualmente são prementes para a Suíça no plano global e nos debates internacionais. Elas podem ser visualizadas diretamente nas nossas páginas de abertura.

Perspectivas e pontos de vista suíços sobre eventos internacionais podem ser encontrados aqui. Em alguns idiomas também focamos temas distintos, que são particularmente relevantes para os leitores em seu contexto idiomático: inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, árabe, chinês, japonês, russo.

A independência não é apenas um bordão infundamentado para nós. Como órgão do sistema público de mídia, também acompanhamos de forma crítica a política externa e atividades econômicas do país no exterior. Queremos ser uma prova de que a Suíça é um lugar de liberdade de imprensa e de opinião, com sua correspondente diversidade.

Uma nova prioridade: os debates

Um ponto onde ainda damos os primeiros passos é a promoção de debates. Nós gostaríamos de conduzi-los de uma forma mais orientada e, para isso, queremos aproveitar a nossa rede mundial de parceiros e usuários.

O novo design nos permite ter discussões mais diretas com vocês, os leitores, sobre temas relevantes para a Suíça e o mundo. A quantidade de cliques gerados pela leitura dos artigos não é o mais importante, mas sim a qualidade do debate e do intercâmbio internacional que gostaríamos de possibilitar. Isso requer coragem e compromisso, mesmo para um órgão do serviço público de mídia.

Em uma era de polarização global, nossa profissão tem de ir muito mais longe do que há alguns anos, especialmente na promoção do diálogo. Hoje devemos - e queremos - fazer um jornalismo moderno, exigente, denso e, acima de tudo, independente.

Para nós, diálogo não significa colecionar "likes", como fazem muitos meios de comunicação em plataformas de terceiros. Pois assim, infelizmente, apenas se promove a polarização. Nosso objetivo, como órgão do serviço público de mídia, é explorar e discutir temas junto com vocês, em toda a sua diversidade, e de igual para igual.

Ao nos basearmos na estratégia dos focos, vamos, portanto, conduzir debates mais direcionados no futuro e incorporar os inputs obtidos diretamente no nosso noticiário. O jornalismo de cima para baixo está ultrapassado: hoje, sim, ele deve estar imerso na vida cotidiana dos leitores. Estamos convencidos de que o desenvolvimento contínuo só pode ser alcançado através de uma troca permanente com as nossas comunidades.

Por isso, pedimos aqui sugestões e ideias. Você é um especialista em algumas das questões tratadas nos nossos focos? Entre, então, em contato com meus colegas que trabalham nesses temas.

Onde essa promessa já é cumprida é o diálogo mantido com os 770.900 suíços do estrangeiro. Eles pertencem à uma comunidade, cuja necessidade de informação é para nós não apenas um objetivo, mas também uma primazia.

Acompanhe-nos neste caminho!

O equilíbrio, a profundidade e o contexto são os pontos fortes da SWI - que poderão ser tratados com o redesign do site de uma forma mais fácil e intuitiva.

Com a nova estrutura de navegação do site, queremos guiar o leitor e permitir que ele interaja mais, saltando entre conteúdos de relevância e participando de debates empolgantes.

O site certamente ainda não está perfeito, mas estamos dando um grande passo adiante. Ele continuará a evoluir de forma permanente graças à sua ajuda.

Agora vocês sabem o que queremos alcançar: é o melhor jornalismo à altura do leitor. Acompanhe-nos. Agradeço por qualquer comentário ou crítica, que podem ser enviadas ao seguinte endereço: larissa.bieler@swissinfo.ch

Texto e imagem reproduzidos do site: swissinfo.ch

Nenhum comentário:

Postar um comentário