Portais de informação, blogs e redes sociais são meios onde
jornalistas do mundo todo dividem seus conhecimentos de uma maneira interativa
e imediata. A ideia do jornalismo digital foi revolucionária por ter agilizado
a troca de informações entre jornalista e leitor, além de permitir que o
internauta interaja simultaneamente com outros leitores e com o próprio
jornalista.
Assim como na rádio, o texto digital pode ser mais
descontraído e informal, além de utilizar de vídeos, fotos, entrevistas e
comentários, característica que se assemelha à televisão. Na Internet estão
presentes os podcasts em que emissoras disponibilizam as principais notícias de
sua programação e textos como os do jornal impresso podem ser publicados sem
limites de catéreses. Percebe-se então a internet como uma plataforma capaz de
cobrir todas mídias conhecidas até o momento.
As características mais marcantes do jornalismo digital são
o imediatismo, a multimidialidade e a interatividade, que juntos formam um
grande atrativo para um mundo que está sempre com pressa. As pessoas precisam
de um meio rápido e prático para se informar, e a internet proporciona isso.
Conhecer as tecnologias não é essencial somente para
jornalistas que queiram trabalhar no meio digital. Hoje, qualquer profissional
precisa ter o conhecimento das tecnologias e as diferentes formas de passar
informações pela Internet.
Para os profissionais da comunicação, este é o momento de
integrar os conhecimentos. Para realizar um bom trabalho na web é essencial
integrar os conhecimentos técnicos do jornalismo com a tecnologia da Internet e
assim consolidar não o novo jornalismo, mas sim o novo jornalista.
Texto e imagem reproduzidos do site: caminhosdojornalismo.wordpress.com
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