Clique nos ícones/links da coluna à direita, para ver + MÍDIA SERGIPANA.

domingo, 27 de agosto de 2017

Revista Brasileiros, agora somente em digital


---------------------------------------------------------------------------------------------------

Foto: Hélio Campos Mello.

Editorial: a Revista Brasileiros vira a página. Conheça páginaB!

Por Editor do site, em 24/08/2017

Brasileiros foi fundada dez anos atrás no embalo de um País que buscava crescer economicamente e pretendia dar voz a seus cidadãos.

A liberdade de expressão, o respeito às diferenças e o cuidado com o outro formaram parte das nossas consignas e estiveram estampadas nas nossas mais de 25 mil páginas.

Desenvolvemos na Seminários Brasileiros, seminários públicos, difundidos - naquela época pela primeira vez - pelo sistema de streaming, o que permitia, a milhares de pessoas, ter acesso gratuito à voz de ministros, empresários, acadêmicos e profissionais que discutiam, a partir de diferentes pontos de vista, “como se faz um País”.

Lançamos iniciativas editoriais ligadas à inovação, política, economia.  Especialmente ARTE!Brasileiros e Cultura!Brasileiros, se tornaram uma referência no mercado.

Contudo, há três anos, o cenário nacional e internacional mudou. Instaurou-se um quadro de esfacelamento nacional e de recursos escassos, em que a classe média foi impelida a pagar a conta e enormes grupos que na fartura ganharam inclusão social, agora perderam poder de compra, em especial no que se refere à possibilidade de ter acesso ao capital cultural, necessário para se educar e crescer efetivamente.

Diante disso decidimos defender o que construímos mantendo nossos princípios, de jornalismo comprometido com a informação a serviço da formação e da reflexão. Atuando na defesa das grandes questões contemporâneas: a diversidade social, de gênero, de étnico-racial, de território, de religião.

Por outro lado, a mudança efetiva de milhares de leitores para mídia digital e a mudança cultural no modelo de construir a notícia, onde nas redes sociais inúmeros usuários produzem uma enxurrada de informações nem sempre verdadeiras (fake news), ou devidamente checadas, nos leva a acreditar que     mídias capazes de nos fazer refletir sobre o momento que vivemos tornam-se fundamentais. Mídias que tenham como premissa a experiência e o rigor editorial.

Por isso, a Brasileiros se reposiciona perante o mercado e lança uma nova plataforma de comunicação: o portal páginaB!.

Seguindo a linha editorial das revistas, o portal páginaB! privilegiará, em ambiente digital, em todos os formatos de acesso: uma ampla seleção de reportagens, análises produzidas por mais de 20 colunistas, belíssimas imagens, artigos e, como sempre, o respeito ao leitor. Este projeto dará espaço de forma especial à linguagem de vídeo, com entrevistas e debates com especialistas em literatura, arte contemporânea, comportamento, educação, antropologia, economia, psicanálise e filosofia.

As revistas Brasileiros e CULTURA!Brasileiros deixaram de circular em formato impresso a partir de maio deste ano e migram integralmente para o portal.

A ARTE!Brasileiros continua no formato impresso, publicada bimestralmente e também pode ser acompanhada no páginaB!.

O portal páginaB! poderá ser navegado e lido integralmente de forma totalmente gratuita até dia 1º de outubro de 2017.

A partir dessa data pediremos ao leitor que colabore com sua assinatura ao projeto, com uma pequena quantia, como forma de defender nossa proposta de um jornalismo com rigor editorial e sustentável.

Agradecemos especialmente a brava equipe que no meio deste turbilhão topou ir em frente e colaborar com o novo projeto.

Desde já agradecemos a todas e todos,

Patricia Rousseaux e Hélio Campos Mello.

Texto e imagem reproduzidos do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário