Mídia Tradicional ou Mídia Digital: qual a melhor?
Por André Cintra.
A forma como fazemos propaganda mudou nos últimos anos. De
lá para cá, as mídias digitais ganharam espaço, devido seu baixo custo e grande
efetividade. Mas a mídia offline continua firme, pois tem várias
características positivas. A mídia digital engloba estratégia digital, como
vídeos, e-mail marketing, que oferecem personalização, tornando possível
aprimorar serviços e produtos, surgindo também novos nichos de mercado. Mas se
a mídia tradicional ainda existe, ela tem um papel importante, não é mesmo?
Afinal, comerciais podem chegar mais longe, a televisão é presente na vida de
muitas famílias. Logo, tanto TV, impresso ou rádio adaptaram para continuarem
vivos. Dai surge a pergunta: divulgar na mídia tradicional ou mídia digital?
Vamos conhecer a respeito de cada tipo, entendendo seu papel
e benefícios para as empresas que desejam anunciar.
Publicidade Tradicional.
A publicidade tradicional caracteriza-se por aquelas que
interrompem o cotidiano das pessoas, buscando captar sua atenção. São spots de
rádio, comerciais, outdoor, mobiliários urbanos, anúncios em revistas, jornal,
entre outros. Por mais que a mídia digital seja atraente por ser moderna, a
publicidade tradicional ainda é considerada a mais confiável. Segundo pesquisa
do IBOPE, em 2014, 57% das pessoas declararam que assistem televisão. Assim, é
certeza de que sua marca será vista. Outro ponto é que ela também pode ser
segmentada. Você pode publicar um anúncio de cosméticos na seção de saúde de um
jornal ou em uma revista do assunto. Dependendo do seu produto, pode anunciar
em uma rádio voltada mais para o público jovem ou para as pessoas de mais
idade.
Por outro lado, a publicidade tradicional é cara, sendo a
que mais consome verba de comunicação em uma empresa. Além disso, é uma via
única, na qual a marca envia a mensagem, mas não sabe o que o consumidor achou;
não há reciprocidade. Como o consumidor atualmente usa vários dispositivos ao
mesmo tempo, fica difícil chamar sua atenção, pois ele pode estar assistindo
televisão enquanto mexe no computador, celular, etc. Houve uma queda
considerável em compradores e assinantes de jornais, o que torna a mídia cara e
com poucas impressões, afinal, o jornal também tem uma vida útil baixa, sendo
que no dia seguinte é dispensado. Por isso, fazer boas campanhas offline
resultam em conversões. O anúncio precisa indicar o consumidor a visitar o
site, conhecer a loja, ter um QR Code, algo que desperte a atenção. Para marcas
que tem uma oferta, liquidação, o comercial em TV pode ser bom, uma vez que
impacta muitas pessoas. Assim, vai da necessidade de cada anunciante, anunciar
na mídia tradicional ou mídia digital.
Publicidade Online.
A publicidade online é uma estratégia de marketing digital
que conquistou anunciantes pois é considerada barata. Anúncios em sites, com
banners, por exemplo, são muito mais baratos que o outdoor, sendo que a empresa
pode fazer teste A/B, colocando mais de um anúncio no ar e pagando apenas pelos
cliques recebidos. Além disso, as redes sociais se tornaram uma forma de gerar
mais consumidores, através do relacionamento. Os Links Patrocinados funcionam
de acordo com lances em palavras-chaves, sendo anúncios que podem ser
segmentados de acordo com a busca do usuário. O anunciante ainda pode escolher
região, dias e horários para exibir seu anúncio, evitando cliques que não vão
gerar conversão.
A publicidade online deu voz ao consumidor, sendo que,
através de relatórios em tempo real a empresa pode saber o feedback da sua
campanha. Alguns pontos devem ser levados em consideração, como: evitar
replicar a propaganda offline para o online, pois elas não são iguais. O
comportamento do lead é diferente quando ele visita um site ou está lendo uma
revista, de quando ele está usando uma mídia tradicional ou mídia digital.
Assim, é preciso adaptar de forma inteligente. As redes sociais são formas
bacanas de criar relacionamento, mas, se o anunciante busca um resultado
rápido, este não é o melhor canal. A publicidade online precisa informar, gerar
valor. E isso gera bastante trabalho, pesquisa, planejamento. Assim, é algo que
demanda uma equipe preparada.
Como diz Bill Gates, "Conteúdo é Rei", assim, a
publicidade deve ser inteligente, sensibilizadora e que mobilize as pessoas.
Atualmente, muitos especialistas acreditam que as mídias e publicidade on e off
se complementam, ou seja, escolher entre a mídia tradicional ou mídia digital é
um erro, pois as duas podem ser utilizadas. Cada uma tem seu papel e todas
podem trazer inúmeros benefícios. Reconheça o momento atual da sua empresa e
qual tipo de mídia seu consumidor mais consome. Este será o passo inicial para
uma publicidade eficaz!
Você viu as diferenças entre as formas de publicidade? O que
você vai utilizar: a mídia tradicional ou mídia digital? Ou vai usar as duas?
Confira nossos artigos e conheça mais sobre esse mundo da publicidade online e
não deixe de baixar o nosso e-book gratuito 'Manual do Facebook ADS' e faça da
sua publicidade online um sucesso e um diferencial da sua empresa!
Texto e imagem reproduzidos do blog:
postdigital.cc/blog/artigo
Para as pequenas empresas é impossível pensar em mídia que não seja a digital.
ResponderExcluirhttp://onjango.com/beleza/como-amolar-alicate-de-unha-1625.html/